Histórico

O histórico do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), ampara-se nas experiências de formação de professores da universidade realizadas em seus sete cursos de licenciatura. Ressalta-se que em 2007, a implantação do campus avançado da Universidade Federal da Bahia trouxe para a região oeste, quatro licenciaturas (Ciências Biológicas, Geografia, Matemática e Química) como primeiros cursos ofertados na região oeste da Bahia por IES pública, destinados à formação de professores dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Em 2013, a UFOB já contava com mais três cursos (Física, História e Artes), num cenário de implantação da UFOB. No primeiro momento, iniciou-se uma ação institucional de reestruturação de todos os cursos de graduação e, no âmbito desta política curricular, mudou-se a organização didático-científica das licenciaturas que passou a atender às Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, Resolução CNE/CP n. 02/2015. Esta organização curricular e acadêmica dos cursos de formação inicial dos profissionais da Educação Básica da UFOB evidencia a seriedade com que esta universidade tem assumido o desafio de promover a formação de professores. Fato que possibilitou a ampliação do número de docentes para a área de ensino nos cursos de licenciatura. Estes profissionais assumem os processos formativos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão na realidade educacional da região.

Essa dinâmica institucional agrupou docentes interessados na implantação do primeiro Programa de Pós-Graduação em Ensino da região. Juntos, estes professores e pesquisadores reconhecem que o PPGE guarda especificidades da educação regional e, ao mesmo tempo, valorizam as interfaces que podem ser criadas entre diferentes cenários educacionais, a partir da produção de conhecimentos científicos para a institucionalização da formação continuada de profissionais da região oeste da Bahia, que desejavam um curso de pós-graduação na área de ensino.

Todos os docentes do PPGE pertencem ao quadro docente de instituições de ensino superior públicas, ingressantes por concurso público e atuantes em cursos de licenciatura. Ressalta-se que o PPGE está articulado ao PDI e à Proposta Institucional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica da UFOB. Desse modo, a universidade assume uma atitude política de comprometimento social com as questões educacionais voltadas para a formação acadêmico-profissional de professores em um contexto plural que envolve questões concernentes ao ensino, à identidade e à cultura escolar na região oeste do Estado da Bahia.

O PPGE se justifica na UFOB porque entendemos o ensino como processo de trabalho acadêmico-científico, histórico, artístico e cultural, resultante da produção da unidade teoria e prática, voltado para a formação acadêmica e profissional, inicial e continuada, cujos princípios estimulam o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento crítico-reflexivo.

Topo
JSN Blank template designed by JoomlaShine.com