Componentes Curriculares

A proposta curricular do Mestrado em Ensino contabiliza um total de 40 (quarenta) créditos. 

Componentes curriculares - Primeiro semestre

Natureza

Nº de créditos

  Ensino, Identidade e Cultura Escolar

 Obrigatória Linhas 1 e 2

04

  Disciplina da Linha

 Obrigatória

04

  Seminário de Pesquisa em Ensino I

 Obrigatória Linhas 1 e 2

04

Total de créditos  

12

 

Componentes curriculares - Segundo semestre

Natureza

Nº de créditos

  Disciplina da Linha

 Obrigatória

04

  Disciplina da Linha

 Obrigatória

04

  Seminário de Pesquisa em Ensino II

 Obrigatória Linhas 1 e 2

04

  Exame de Qualificação do projeto de pesquisa

 Obrigatória Linhas 1 e 2

-

Total de créditos  

12

 

Componentes curriculares - Terceiro semestre

Natureza

Nº de créditos

  Estágio e Docência Universitária

 Obrigatória Linhas 1 e 2

04

  Pesquisa Orientada

 Obrigatória Linhas 1 e 2

-

Total de créditos  

04

 

Componentes curriculares - Quarto semestre

Natureza

Nº de créditos

  Trabalho de Conclusão de Curso

 Obrigatória Linhas 1 e 2

12

Total de créditos  

12

 

Componentes curriculares optativos

 

Linha 1: Ensino, formação docente e prática pedagógica

  1.  Ensino, formação docente e prática pedagógica (Obrigatória da linha)

  2.  Aprendizagem e Ensino de Matemática

  3.  Aquisição e Ensino de Segunda Língua

  4.  Currículo, Identidade e Cultura

  5.  Docência no Ensino Superior

  6.  Ensino-aprendizagem de língua estrangeira/adicional: pesquisas teóricas e aplicadas

  7.  Gestão Escolar

 8.   Tópicos Especiais em Ensino

 

Linha 2: Ensino, memória e identidade

  1.  Ensino, Memória e Identidade (Obrigatória da linha)

  2.  Educação das relações étnico-raciais

  3.  Didática da História e a Formação do Professor pesquisador

  4.  Diversidade Linguística e identidade

  5.  Educação em Museus: pesquisas e práticas

  6.  Identidades, Territorialidade e Culturas 

  7.  Tópicos Especiais em Ensino

 

As atividades de pesquisa constituem o eixo das atividades do Mestrado em Ensino, iniciadas desde o ingresso da/o estudante no PPGE e realizadas simultaneamente com as atividades curriculares que lhe servem de suporte teórico e metodológico.

 

Topo
JSN Blank template designed by JoomlaShine.com